Talvez o coração da teoria econômica, ou mesmo de muitas relações humanas.
A lei da Oferta e da Demanda define como essas duas “forças” interagem para determinar o preço de algum bem. É através desses conceitos que você pode entender por que muitos produtos “Premium”, mesmo que não muito diferentes, são cobrados mais caros.
A oferta e demanda funciona com o seguinte princípio: o mercado reúne indivíduos que querem comprar/vender determinado bem, e estes são vinculados por um preço.
A demanda é a representação das quantidades que indivíduos desejam adquirir de determinado bem, por um determinado preço. Quanto maior o preço, menor a demanda e, quanto menor o preço, maior a demanda.
A oferta representa o outro lado. Ela é a representação da quantidades de bens que indivíduos desejam vender a determinado preço. Quanto maior o preço, maior a oferta e, quanto menor o preço, menor a oferta.
E como o preço é determinado? Em um mercado perfeito, os preços tenderão a se auto ajustarem para um ponto de equilíbrio.

Um segredo da economia é que, na realidade, os preços raramente estão em seu equilíbrio. Por exemplo, existem momentos de maior demanda ocasionados por sazonalidades, ou mesmo por causas imprevisíveis. A oferta também muitas vezes pode não ser auto ajustada tão rapidamente, pois muitos bens necessitam de tempo (e dinheiro) para produção.

Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!
Gabi

Facebook Comments