Economia

Incentivos Importam | Economia Descomplicada

Muito parecido como detetives trabalham analisando seus casos, economista precisam pesquisar para compreender como pessoas tomam decisões. Essas pesquisas são focadas no que gera a motivação, nas razões pelas quais o processo de decisão de um indivíduo é formado.

A maior resposta para as nossas ações, são os incentivos recebidos para gerarmos elas. Há incentivos ocultos por trás de tudo. Ações são geradas por incentivos, um propósito responsável pelo ato.

 

Pense por um instante sobre por que você, e as pessoas ao seu redor, tomam certas decisões. Não precisa ser decisões complexas e nem fora do comum, mas pequenas escolhas no dia-a-dia.

Um mecânico conserta o seu carro não porque você precisa que ele volte a funcionar novamente,, mas porque você está pagando-o para isso. A garçonete que lhe serve o almoço o faz pela mesma razão – não porque você está com fome. E ela faz isso com um sorriso não apenas porque ela é uma pessoa gentil, mas porque os restaurantes dependem muito do bom atendimento para manter o seu negócio e vender refeições.

Temos um incentivo para essas pessoas fazerem o que fazem. Neste casos acima, o dinheiro é um incentivo para elas trabalharem. Embora o dinheiro tenha um papel importante na economia, os incentivos não se aplicam apenas ao dinheiro. Muitas pessoas gastam muito tempo se preparando para um encontro pelo incentivo do romance, por exemplo. Ou mesmo, receber um incentivo de mais tempo livre para trocar de emprego.

Os incentivos mais poderosos, na minha opinião, são aquelas que vão além do dinheiro. Entretanto, quando analisamos a economia geralmente ficamos restringidos aos incentivos financeiros por serem os mais fáceis de mensurar. Afinal, dinheiro é mais fácil de quantificar do que felicidade, amor ou mesmo auto-estima.

A grande lição dos incentivos é que o interesse próprio é a força mais poderosa da economia. Através do curso de nossas vidas, somos atraídos de um incentivo para outro. Ignorar isso é ignorar a própria natureza humana.

Uma das frases mais consagradas na economia é “incentive matters”, ou seja, incentivos importam e é impossível negar isso.

Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!
Gabi

Facebook Comments