Uncategorized

Não Existe Almoço Grátis | Economia Descomplicada

A citação “Não existe almoço grátis” (tradução da expressão”There is no free lunch”) é uma frase popular que expressa a ideia de que é impossível conseguir algo sem dar nada em troca. Nada é de graça.

O “almoço grátis” refere-se à tradição comum nos antigos bares do Velho Oeste dos EUA que forneciam comida de graça para clientes que tinham comprado pelo menos uma bebida. O que ocorria é que muitos dos alimentos oferecidos pelos bares eram muito salgados, fazendo quem comesse eles tendesse a comprar mais bebidas.

Mesmo que determinadas “coisas” não custam dinheiro, existem outros custos atribuídos, por exemplo tempo, nada é obtido de graça. Mesmo se alguma coisa aparenta ser gratuita, há sempre um custo para a pessoa ou para a sociedade no seu conjunto, embora isso possa ser um custo oculto ou uma externalidade.

A popularização desse conceito veio nas décadas 60-70 com publicações com ideias liberais, dentre quais um livro homônimo de Milton Friedman, Nobel em Economia, relacionando a ideia com Custos de Oportunidade.

A ideia de “não existe almoço grátis” é tão ampla que é utilizada em diversas áreas, como economia, matemática, finanças, ciências e tecnologia.

Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!
Gabi

Facebook Comments