Finanças

ETF: o que é, como funciona e por que investir!

ETFs (Exchange Traded Funds ou Fundo de Índice)

Fundos de índices, ou ETFs, são fundos de investimentos com o único objetivo de acompanhar a rentabilidade de determinado indexador, ou seja cada ETF reflete a performance de um determinado índice de referência de um setor.

Ao comprar cotas, você adquire uma carteira de ações sem precisar realizar a gestão de cada uma das ações, com a vantagem de participar de diferentes empresas e segmentos. As cotas do ETF representam uma fração do índice de referência do fundo. Dessa forma, você ganha com a diversificação, e também com o baixo custo de adquirir uma cesta de ações com uma única ordem de compra.

As ETFs por possuirem gestão passiva, acarretam em custos muito mais baixos. Os custos baixos de uma ETF são devidos ao fato de que ela apenas replica uma carteira, como a do IBOV, sem precisar de muitas analises, equipe para fazer a gestão do investimento, além de não realizar muitas mudanças na própria posição do fundos. Esses custos menores são replicados ao investidor por menores taxas de administração e sem taxa de performance.

Além de possuirem seu valor de cota muito menor, facilitando a entrada no mercado de renda variável para o pequeno investidor. A aquisição de uma ETF é muito mais simples, diversificada, segura e viável ao pequeno investidor do que montar uma carteira de ações própria. Principalmente se o investidor não tiver conhecimento prévio sobre o assunto.

Por exemplo, se um investidor iniciante que compor uma carteira diversificada e que represente o mercado brasileiro, ao invés de ele comprar as ações que compõem o IBOV separadamente ele pode adquirir um ETF.

Outro beneficio dos ETFs é a transparência da carteira. Muitos fundos de investimento não disponibilizam de forma fácil e nem constante a composição das suas carteira, dessa forma quando vicie se torna um cotista está comprando uma incógnita. As ETFs por replicarem um índice, possuem total transparência sobre suas composições.

Facebook Comments