Ciências Econômicas e o Trabalho do Economista

Economia é sem dúvidas algo nada simples, e você já deve ter percebido isso. Se fosse resumida apenas pelo estudo de números, estatísticas e do desenvolvimento de teorias, talvez não tivéssemos tantos problemas. Entretanto ela é uma ciência social, por mais que desejamos acrescentar números, na sua concepção ela é um estudo de pessoas.
Ela é uma ciência que investiga a tomada de decisão dos indivíduos, o que leva as pessoas a fazerem o que fazem, que analisa nossas reações e comportamento em frente a uma situação. No limite, ela quer entender como e o que faz pessoas (e uma sociedade de forma geral) bem sucedidas, o que nos faz felizes e nos motiva, e claro, também como podemos nos tornar mais prósperos no futuro.
Pense assim, a história nos conta sobre os erros do passado, já a economia tenta encontrar uma forma para nós não repetir esse erros amanhã. Se ela tem êxito nisso, já é assunto para outra hora.

Frente a tudo isso, a economia traz o conceito de escassez. Tudo existe em quantidades limitadas, e com essa certeza devemos entender como utilizar nossas opções da melhor forma. A ciência econômica estuda a alocação de recursos escassos, ou seja, como as pessoas podem melhorar suas escolhas frente a um conjunto limitado de opções. .
Um conjunto de história, política, psicologia e muitas equações estranhas é o que chamamos de Ciência Econômica.

A ciência onde tudo é relativo. O famoso “Depende…”

Facebook Comments