5 razões para você desistir do investimento ativo

O gerenciamento ativo é pouco mais que um gigantesco jogo de trapaça.”

– Ron Ross, Ph.D.

Quem nunca foi atraído por um anúncio grande e brilhante que mostra um excelente desempenho superior ao mercado ou mesmo uma oportunidade única?

Todos nós queremos ser melhores que a média, é um fato inquestionável. Desejamos aquela sensação de ser especial e nos faz sentir mais espertos. Entretanto, quando o assunto é investimentos na maioria das vezes o mais inteligente a se fazer a aceitar ser a média.

Basicamente existem duas formas de investir: Investimento Ativo e Investimento Passivo.

Como o próprio nome já diz, o investimento passivo é onde a gestão é mínima, apenas para se comprometer em se guiar pelos retornos de algum índice de mercado, literalmente fazendo o mínimo para isso. Por outro lado, a gestão ativa é onde é buscado ativamente superar os retornos do mercado.

Em investimentos ativos, você vai observar pessoas realizando compra e venda continuamente, enquanto em passivos a ideia é focar mais no crescimento de longo prazo, observando fundamentos ao invés de “oportunidades”.

Portanto, desistir do investimento ativo significa aceitar a certeza de obter o retorno do mercado. Não é uma escolha fácil, porque vai contra a ideia de que, se você for esperto ou investir com o cara esperto, pode superar o mercado.

Por mais contra-intuitivo que pareça, o investimento ativo não é só pior na teoria mas como na prática. E, ao contrário do que prego para sua vida, onde você deve ter um comportamento ativo e ir em busca do que você deseja, quando o assunto é investir, o mínimo e simples em geral é o melhor que você pode fazer.

Talvez você não saiba, mas existe uma porção de estudos científicos comprovando isso. E, se você é aquela pessoa que duvida da ciência, existe um cara que fez isso na prática e se deu relativamente bem.

Quem? um tal de Warren Buffett.

Estas são as minhas 5 razões para você desistir do investimento ativo home mesmo:

1) Você evita a máquina de marketing e o ruído do mercado

Gestores de fundos e corretores são pessoas inteligentes e geralmente têm grandes departamentos de marketing com o objetivo de obter seu dinheiro. Estou disposta a afirmar que praticamente todos os investidores pelo menos uma vez na vida foram sugados para investir na próxima grande ação, fundo ou investimento.

Parafraseando Benjamin Graham:

Se eu notei algo nesses 60 anos em Wall Street, é que as pessoas não conseguem prever o que vai acontecer com o mercado de ações.”

Quando você desiste de investir ativamente, aqui estão algumas perguntas que não terão mais importância:

Qual é a perspectiva / previsão / futuro para o mercado de ações? (o que ninguém pode realmente responder!)

Como as eleições, a tensão no Oriente Médio ou na economia dos EUA / Irlanda / Grécia afetará meu portfólio? (você realmente quer se preocupar com isso?)

E se você está confiando em jornais ou revistas para seus insights de investimento – boa sorte com isso. Tente acompanhar algumas manchetes da seção de negócios todos os dias por algumas semanas – isso fará sua cabeça girar!

2) Consegue se concentrar no que é importante

Um dos grandes benefícios de adotar uma abordagem passiva é que ela permite que você se concentre apenas naquelas coisas que você pode controlar. Em vez de gastar inúmeras horas tentando bater o mercado ou encontrar a próxima grande ação, pense sobre os aspectos da sua vida que merecem o seu foco.

Você realmente quer estar acordando todas as manhãs para verificar o mercado e desperdiçar seu dia assistindo CNBC, Bloomberg, Infomoney, ou seja qual for a sua fonte de informação?

3) Não somos emocionalmente ligados ao investimento ativo

Uma afirmação muito interessante de Jason Zweig para  Your Money & Your Brain diz que a atividade neural de alguém cujos investimentos estão ganhando dinheiro é indistinguível da de alguém que está drogado em cocaína ou morfina.

Uma das áreas de estudo mais interessantes é a economia comportamental. Enquanto a maioria das pesquisas acadêmicas neste campo requer um PhD para entender, existem alguns conceitos básicos realmente úteis para se conhecer e fáceis de entender. Por exemplo o comportamento de rebanho é a tendência dos indivíduos para seguir as ações de um grupo maior, ou seja, agimos como um reflexo da maioria.

No âmbito de investimentos, podemos ilustrar o comportamento de rebanho como pela compra em alta e venda em baixa. Além disso, temos a tendência a acreditar que vamos nos comportar melhor em um momento de estresse do que realmente iremos, assim, se você acredita que irá agir racionalmente quando o mercado oscilar, me desculpe, mas você não irá!

4) Desempenho

Warren Buffet já disse:

A maioria dos investidores descobrirá que a melhor maneira de possuir ações é através de um fundo de índice que cobra taxas mínimas. Aqueles que seguem esse caminho certamente baterão os resultados líquidos da grande maioria dos profissionais de investimento.”

Em outras palavras, investimento passivo superando o ativo.
Em retrospectiva, é fácil ver onde você deveria ter investido seu dinheiro, mas isso não ajuda muito no futuro. Um artigo de pesquisa da Vanguard em 2013 intitulado “The Bumpy Road to Outperformance” declarou o seguinte em relação à dificuldade de escolher gerentes ativos:

Looking at the 15-year records of all the actively managed U.S. domestic equity funds that existed at the start of 1998, we find that not only are long-term outperformers rare, accounting for only 18% of those funds, but they also experience numerous and often extended periods of underperformance.”

“Observando os registros de 15 anos de todos os fundos de ações norte-americanos administrados ativamente que existiam no início de 1998, descobrimos que não apenas os outperformers de longo prazo são raros, representando apenas 18% desses fundos, mas eles também passaram por numerosos períodos e muitas vezes prolongados de mau desempenho. ”

Index investing is cheap in comparison to an actively managed equity fund where you’ll typically pay around 1%pa. And plenty of these funds promise the world but are really not much more than an index fund in disguise, dressed up as active in order to charge higher fees! Your ongoing cost can increase to 1.5%pa for more specialist managers and 2%pa or more for hedge funds.

5) Custo

A melhor maneira, na minha opinião, é simplesmente comprar um fundo de índice de baixo custo e continuar a comprá-lo regularmente ao longo do tempo.”

– Warren Buffett

O investimento no índice é barato em comparação com um fundo de ações administrado de forma ativa, onde você normalmente paga cerca de 1% ao ano. E muitos desses fundos prometem o mundo, mas não são muito mais do que um fundo de índice disfarçado, vestidos como ativos para cobrar taxas mais altas!

Como qualquer coisa, não se trata apenas de ser o mais barato. Isso deve ser apenas uma razão, não a única razão.

O que você acha das minhas 5 razões?

Você tem outro para adicionar? Ou você acredita que o investimento ativo proporcionará um resultado melhor? Por quê?

Facebook Comments