Como investir e rentabilizar o seu maior e mais importante investimento: Você!

Aqui tenho três etapas:

1 – Invista em conhecimento e capacitação;

2 -Foque no seu trabalho e possíveis rendas extras;

3- Busque uma atividade que te traga significado.

Ninguém fica rico apenas investindo. Antes de colocar seu dinheiro para trabalhar para você, você precisa trabalhar para gerar dinheiro.

Você é o seu investimento mais valioso.

Profissionais prestadores de serviços, como médicos, dentistas e advogados, tendem a gerar muita renda, e como a maioria de nós, eles apenas ganham quando estão trabalhando. Em essência, trocamos nosso tempo por dinheiro.

Quando mais pensamos a respeito, percebemos que o investimento mais importante que possuímos é nós mesmos. Em outras palavras: o ativo mais valioso que você possui é o valor presente de seus ganhos futuros.

Mas, ao contrário do que você deseja acreditar, o ativo chamado você está perdendo valor a cada ano que passa. Isso é matemática simples, a cada ano que passa você tem um anos a menos para trabalhar (não há nada pessoal nisso).

Embora você seja o seu investimento mais valioso, muito pouco é discutido sobre isso. Você já deve ter ouvido sobre retirar o máximo do seu dinheiro, como investindo em ações, fundos, etc. Mas na verdade, existe muito além disso.

Investimentos financeiros são sim uma forma maravilhosa de fazer o seu patrimônio se multiplicar. Porém, pense por um instante: do que adianta você ter a melhor estratégia de investimentos se você não tiver dinheiro para investir?

Ninguém fica rico apenas investindo. As pessoas precisam gerar renda, a qual só aumenta quando investimos em nós mesmos. Percebo que a maior dificuldade para investir em si mesmo é que o retorno não é tão observável. É difícil de mensurar o quanto a mais estamos ganhando devido a um curso de inglês em comparação a uma ação do Itaú.

É através da sua capacitação que sua renda será gerada.

Separei aqui as 3 etapas da sua vida profissional e como investir em você de forma mais eficiente em cada uma delas:

O Ínicio

Você provavelmente conheceu alguém que no ensino médio estava trabalhando e já ganhando um bom dinheiro (para a época).  Parecia muito bom, principalmente em comparação com o NADA que você ganhava indo para a faculdade.

Porém, depois de alguns anos você era médico, e seu conhecido continuou com o mesmo padrão anterior, o qual não é mais tão agradável.

Talvez você não queira ser médico. O fato é que, mesmo que alguns argumentem contra, você possuir uma graduação é sim um fator que vai aumentar a sua fonte de renda. E isso vale para qualquer capacitação educacional que você realize, afinal você estará aumentando o seu ponto de partida.

No início, não deixe que recompensas de curto prazo afetem o aumento do retorno no longo prazo.

O Meio

Faça mais dinheiro a cada ano. Sim, eu sei que este conselho é óbvio. Mas, em vez de ficar satisfeito apenas com reajuste salarial, procure maneiras de aumentar seu valor onde você trabalha. Adquira novas habilidades. Inscreva-se para aulas extras. Tome projetos que ninguém mais deseja. Não se contente em fazer o suficiente. Tome para si uma frase de Cal Newport, “torne-se tão valioso que não possam ignorá-lo”.

Não subestime o valor de um trabalho extra. Existe alguma forma de você rentabilizar 10 horas livres por mês? Você consegue descobrir uma maneira de ser pago pelo que faria com seu tempo livre? O que acontece se você começar a ganhar o suficiente para cobrir seu aluguel? E se você construir um negócio que gere mais do que seu trabalho normal?

O Fim

As pessoas estão trabalhando por mais tempo, e isso é um fato comprovado. Não (apenas) pelo dinheiro, mas por que estão vivendo mais. E por mais que você ache contra intuitivo, se torna entediante passar tanto tempo aposentado sem trabalhar.

Entenda que o período de trabalho da sua vida será mais longo. Mas isso não é ruim. Ao invés de se encontrar no tédio, se planeje para isso.

Você não precisa permanecer em um trabalho que você não gosta, entenda que essa é uma oportunidade para realizar sonhos, fazer algo que te traga sentido.

Esta é uma oportunidade para fazer o que você ama, seja lá o que for. A realização se torna a prioridade e a renda surge como um efeito colateral.

Facebook Comments