Respostas Inusitadas Para Perguntas Comuns | Freakeconomics

E se perguntas comuns possuíssem respostas inusitadas?

Muitos dos questionamentos mais difíceis do mundo possuem respostas simples, porém, fora do comum e da convenção social. Steven Levitt e Stephen J. Dubner realizaram uma colaboração única e deram vida ao Freakonomics (Economia louca ou Econoloucura, se fossemos tentar traduzir). Neste livro, os autores buscam encontrar respostas e decifrar eventos do nosso cotidiano, tudo isso usando a perspectiva econômica de cada situação.

Através da teoria econômica, eles trazem histórias e pontos de vistas irônicos, explorando o lado oculto de diversas coisas e fatos, como a vida dos traficantes de drogas, a verdade sobre os corretores imobiliários, a influência da criação dos pais no futuro dos filhos, o poder dos incentivos, entre outros tópicos polêmicos. Ou seja: a validade de diversas “sabedorias populares” é colocada a prova a todo momento, tudo isso através de uma perspectiva valiosa e diferente, utilizando dados concretos.

Veja o livro AQUI.

Freakonomics é um compilado de estudos realizados em busca de causa e efeito.

Em cada uma das situações e hipóteses trazidas pelos autores, diversos dados são analisados de forma genial. A grande premissa por trás do livro é: se a moralidade mostra como o mundo deveria funcionar, a economia mostra como ele realmente funciona.

Segundo os estudos dos autores, provou-se que professores trapaceiam quando os incentivos superam os riscos de serem pegos; antes da era da Internet, companhias de seguro e corretores imobiliários eram ambos muito mais bem-sucedidos porque possuíam informações que mais ninguém tinha; e, uma grande polêmica, o direito ao aborto fez com que a criminalidade caísse porque as mães possuíam a escolha sobre quando ter ou não um bebê e, além disso, as crianças nasceram com padrões de vida melhores.

Este livro proporcionando uma nova visão e compreensão dos problemas diários e quebra muitos paradigmas de como você enxerga o mundo. Por mais que você ache que ele está desatualizado (foi lançado em 2005, possuindo uma continuação chamada SuperFreakonomics de 2009), a sua inovação para com a forma de pensar e mostrar que tudo gera efeitos e é resultado de incentivos, ainda é muito atual.

Por mais que ignoramos, os autores provam que os dados são importantes.

A verdade é que a sabedoria popular, muitas vezes não tem base nenhuma. Impossível você ler este livro e não alterar sua forma de ver fatos e adquirir novos questionamentos sobre o mundo.

Facebook Comments

um comentário

Os comentários estão desativados.