O que é CDB, CDI, LC, LCI, LCA e Taxa DI? Todas As Suas Dúvidas Respondidas!

A Sopa de Letrinhas Financeira!

Algo que muitas pessoas me perguntam é sobre o significado de uma (ou de várias) das famosas siglas da sopa de letrinhas financeira! Para simplificar a sua vida, aqui eu quero explicar de forma breve o que é cada uma delas para você acabar de uma vez por todas com essa confusão!

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Os bancos quando querem captar recursos de pessoas, evitem esses títulos denominados CDBs. Assim, você se torna credor(empresta dinheiro) do banco e recebe uma taxa de juros sobre o seu investimento por isso. Os prazos e taxas vão depender de cada situação específica.

LCI (Letras de Crédito Imobiliário)

Este produto de investimento é um título de renda fixa lastrado por crédito imobiliário. Para você entender melhor, LCI é um ativo emitido por uma instituição financeira (IF) sendo garantido por empréstimos concedidos ao setor imobiliário (como hipotecas)..

LCA (Letra de Crédito do Agronegocio)

Semelhante ao LCI em diversos aspecto, porém possui lastro com o setor do agronegocio.

LC (Letras de Câmbio)

Um título de Renda Fixa muito semelhante a um CDB. Porém, ao contrário do CDB, ele não é emitido por um banco mas sim por financeiras.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Você pode pensar nele como os CDBs negociados entre bancos. Quando um banco quer tomar um empréstimo mas não quer emitir títulos ao público, pode emitir um CDI e captar recursos através de empréstimos por outros bancos (Mercado Interbancário).

DI (Taxa DI)

A taxa DI é a taxa média utilizada pelos bancos no mercado Interbancário (as taxas dos CDIs). Essa taxa acompanha muito de perto a taxa SELIC, porém não é necessariamente igual a ela.

Facebook Comments