Como Negociar Com Sucesso

E se sua vida dependesse de um negociação?

E se eu te dissesse que isso não é uma pergunta, mas sim uma afirmação?

Verdade: Sua vida é uma constante negociação. Isso pois ela, assim como a minha e a de todos os outros, é construída por diversas interações sociais. Negociações não são restritas apenas ao mundo dos negócios, mas ao desenvolvimento de bons relacionamento, ao convívio social e à obtenção de muitas das coisas que almejamos.

Em “Never split the difference”, Chris Voss detalha os maiores fundamentos da arte de Negociar e revela quais são as principais habilidades necessárias para que você se torne um ótimo negociador. O Autor trabalhou durante anos no FBI, a agência de investigações da polícia federal americana, onde construiu sua carreira como negociador de sequestros e outros crimes. 

Veja o livro AQUI!

Da mesma forma que outras áreas, a negociação efetiva precisa ser estudada. Ela não é algo que se é adquirido por natureza, e envolve a quebra de muitos paradigmas que estamos acostumados.

O fundamento principal dessa arte é a empatia. Ao contrário do que você pode imaginar, negociar não é persuadir, mas compreender. Afinal, quando uma pessoa se sente compreendida, ela se torna menos defensiva e mais disposta a escutar. O livro foca nessa perspectiva, trazendo táticas de empatia, desenvolvimento da inteligência emocional e ensinando como é possível compreender a mente de outra pessoa.

Em uma negociação você não conseguirá separar as pessoas do problema em questão, isso porque as emoções dessas pessoas sobre os problema é O Problema. Dessa forma quanto mais você aprende sobre as emoções das outras pessoas, mais vantagem você ganha.

Outro ponto importante é estar aberto ao desconhecido sempre ao iniciar uma negociação. Afinal, ela não é sobre você, é sobre a percepção do outro. Se você inicia uma negociação considerando conhecer o pensamento do outro, ou ainda considerando que ele pensa como você, você está se projetando e não utilizando da empatia.

O segredo de uma negociação de sucesso é a empatia. Criar empatia necessária para entender a situação por outra perspectiva, ver o problema através do outro.

A influência surge quando você conhece os sentimentos do outro e compreende o que existe por trás deles.

Facebook Comments