Como é possível economizar dinheiro ganhando pouco? 

Uma das maiores desculpas que escuto de quem não economiza é a de que não possui uma fonte de renda suficiente, o famoso “ganho pouco”. Bem, por mais que o salário baixo seja um a realidade na grande parte da população brasileira, muito da razão das pessoas não possuírem economias é pela falta de vontade e esforço.

Eu não vim aqui para te mentir. É verdade que quanto menor for a sua  fonte de renda maior terá que ser seu esforço para economizar e futuramente investir. Porem, o lado bom é que isso é possível sim!

Você pode juntar dinheiro ganhando pouco. Eu já fiz isso, e quero aqui te mostrar 5 dicas para te ajudar.

  1. Tenha Metas bem definidas

Ninguém consegue economizar sem objetivos. Entenda o que você realmente deseja em relação ao seu dinheiro e tenha claro o que você está disposto a abrir mão para isso. Metas devem ser medidas. Você precisa dar uma valor para o que deseja para assim saber o quanto é necessário economizar.

Afinal, não adianta você querer fazer uma viagem no final do ano (R$ 5.000,00) e não estar disposto a deixar de jantar fora no final de semana (R$ 100,00). Entenda que para tudo existe uma troca entre o agora e o futuro.

Dê um preço a sua meta, assim você saberá o quanto você precisa economizar por mês.

  1. Evite gastos inconscientes e sem sentido

Não são os gastos desnecessários. Afinal, o que é desnecessário? Essa é uma definição muito relativa… Evite os gastos inconscientes. Aqueles que fazemos por impulso, por que estamos tristes, estressados, e sem motivos algum.  

Para poder entender como você realiza esses gastos é muito importante você tomar consciência dos seus hábitos e padrões de consumo. Defina um período, pode ser uma semana ou um mês, e tente monitorar ao máximo com o que você gasta e depois avalie se aquilo fez sentido ou não para você.

  1. Acabe com os desperdícios

Muitas vezes deixamos pequenos desperdícios se tornarem em um grande peso no orçamento. Preste mais atenção em pequenos detalhes que talvez mudem sua situação do vermelho para o verde.

Verifique se você não esta deixando uma luz acessa quando sai de um quarto, a torneira ligada, uma multa por pressa no transito ou mesmo alimentos que não precisavam ser jogados fora.

Aqui também vale a criatividade. Talvez você consiga reaproveitar algo velho ao invés de comprar um novo.

  1. Esqueça seu cartão de crédito

Cartão de crédito possui muitos benefícios. Porém, se você não consegue ter TOTAL controle sobre ele, seus benefícios vão por água a baixo.

Os cartões tornam o nosso controle financeiro mais abstrato, e é comprovado estatisticamente que gastamos mais com eles. Você quer economizar? Então cogite permanecer um tempo sem seu cartão, você irá se surpreender com os resultados 

  1. Disciplina

Se você quer que sobre dinheiro no final do mês e ainda ganha pouco, terá que encarar a verdade: disciplina é necessária.

Talvez você ache mais fácil abrir mão de algo grande ou prefira economizar um pouco todo dia. Isso vai depender de você! Porém a disciplina não é uma opção.

Você antes de tudo deve se comprometer com isso, por que caso contrário quando surgir aquele imprevisto e/ou aquela vontade de fazer uma compra, suas economias sumiram assim, em um passe de mágica!

Facebook Comments