Vale a pena especular no Tesouro Direto?

Trago esse questionamento para reflexão.

Pode parecer contra intuitivo isso, ainda mais depois de afirmar que através de especulação podemos ter retornos muito mais elevados com títulos público, chegando perto dos 40% em um ano.

Mas a grande questão é: você está disposto a tomar o risco desse tipo de operação?

Não estou aqui para responder essa pergunta para você, o meu papel é te trazer as informações necessárias para você saber como tomar a melhor decisão segundo o seu perfil de investidor.

Dentro dessa discussão, quero que você reflita sobre os seguintes tópicos:

# Quando adquirimos um título de longo prazo para especulação, estamos trazendo ele para o curto prazo, assim adicionando risco. Ou seja, há um aumento significativo no risco.

# As oscilações no mercado de renda fixa para ganhar dinheiro com a especulação  podem levar anos para ocorrer, ou mesmo nem ocorrerem.

# Para você ter rentabilidade extra a taxa deve cair e você deve resgatar o valor do titulo. A pergunta é: onde você vai investir esse ganho? Lembre-se, se a taxa caiu, ela caiu para todos os títulos do mercado e não apenas para o seu.

# Especulação requer bastante conhecimento e esforço, além do alto ganho de risco. Essa estratégia vale a pena para você comparada com simplesmente investir de forma constante em diferente títulos do mercado?

Tenha em mente que comprar um titulo apenas para especulação é tomar risco, a conduta de acumulação (compra frequente de ativos) é algo mais simples, mais tranquila, e pode gerar resultados tão bons e com muito menos esforços (não vai consumir nada do seu tempo)

Eu não estou dizendo que é ou não para você especular, quem irá decidir isso é você segundo o seu perfil de investidor

Facebook Comments