Economia/Finanças

Comprar, Alugar ou Financiar o Imóvel Próprio: A Resposta Financeira e Além!

ALUGAR OU COMPRAR SEU IMÓVEL? VEJA A MELHOR OPÇÃO!

Essa não é uma questão puramente financeira, envolve muitas emoções também. Emoções podem sim dificultar decisões racionais, mas isso não quer dizer que elas não devem ser levadas em conta. No final, quem vai decidir o que é melhor é VOCÊ!
Você é quem sabe quais são seus sonhos e objetivos! Eu apenas quero te ajudar a entender o lado financeiro dessa decisão, para que aí SIM você tenha melhores condições de tomar a decisão correta para a SUA vida, segundo as SUAS necessidades e SEUS sonhos!

Agora, deixando o romance de lado, vamos aos números!

Primeiro, financiamento não é nada mais que pegar dinheiro emprestado de um banco e pagar um “aluguel” (juros) por esse dinheiro. Quando você financia um imóvel, você tem a falta sensação de que esse imóvel é seu, quando na verdade ele é do banco e você é um inquilino do banco. Essa situação só muda quando você terminar de pagar o financiamento, daqui uns 30 anos!
Financeiramente esse é um negócio horrível, pois ao final desse período você terá pago um valor equivalente a uns 3 (ou 4) imóveis em juros, que geralmente estão em torno de uns 9% ao ano.

“Mas e agora! Eu não tenho dinheiro para comprar um imóvel à vista!”
E quem disse que você precisa?

Ter um imóvel próprio poderia sim ser um ótimo negócio, se não fosse pelos aluguéis que geralmente são muito mais baratos…
“hã?…”
Sim, se você comparar o valor de um aluguel e o valor do imóvel em si, geralmente o aluguel tem um muito “em conta” em comparação com o preço do imóvel!
Aqui quero compartilhar o exemplo do primeiro apartamento que eu aluguei para morar. Encontrei um apartamento bom, em uma zona ótima em Porto Alegre. O imóvel tinha um aluguel de 1.000 reais na época (era mais caro mas negociei, óbvio!). No prédio tinha um apartamento a venda, e por curiosidade fui ver. Não lembro exatamente o valor, mas era algo próximo de R$ 400 mil.
Agora, quero que você pense um pouco: se você tivesse 400 mil, você compraria esse imóvel para ter um aluguel mensal de mil reais?
Se você respondeu sim, cuidado! Esse seria um investimento terrível, com retorno de 0,25% ao mês e de 3% ao ano! (arredondando grossamente)

Existem outros exemplos? Existem!
Existem outras variáveis? Existem!
Mas infelizmente eu não tenho espaço AQUI para falar sobre todas elas 🙁

Facebook Comments