Fundos de investimentos: Tudo O Que Você Precisa Saber!!!

O que são Fundos de Investimentos?

Um fundo de investimento é quando diversos investidores juntam seu dinheiro para fazer um investimento. Esse conjunto de investidores se tornam cotistas desse fundo e possuem uma quantidade de ‘cotas’ do total do fundo relativas ao valor investido. O total dos recursos de um fundo é dividido em cotas, as quais sofrerão alterações de preço conforme a valorização ou desvalorização do patrimônio total do fundo.

Quando você investe em um fundo de investimentos você passa a responsabilidade da gestão dos ativos para o gestor do fundo. O gestor vai, a partir de todo o investimento (dinheiro) que o fundo possui, escolher os melhores ativos segundos as características desse fundo.

Existem diversos tipos de fundos, alguns investem em ações, outros em renda fixa, existem os cambiais, imobiliários, etc.. Cada um deles vai funcionar de forma parecida, a grande diferença é que vão fazer investimentos segundo o tipo de fundo que eles são.

Assim, fundos de renda fixa investem em ativos de renda fixa, fundos imobiliários investem em imóveis, fundos de ações em ações, etc…

Na grande maioria dos fundos, é possíveis entrar e sair dele no momento desejado, geralmente com poucos dias entre a solicitação do resgate do investimento e o seu resgate efetivo.

A grande vantagem de investir em um fundo é que você pode ter acesso a uma diversidade enorme de tipos de ativo sem precisar de altos investimentos, além de contar com a gestão de profissionais da área.

Claro, assim como existem diversos tipos de fundo, existem diferentes fundos para cada perfil de risco. Antes de realizar um investimento em um fundo, é muito importante entender o seu perfil de risco  e se ele está alinhado ao do fundo.

Quais os custos de Fundos de Investimentos?

Assim como todas as aplicações financeiras, os fundos de investimentos também vão ser tributados pelo IR e outras taxas de corretagem e da B3.

A diferença é que os fundos também possuem alguns outros custos, os quais são:

# Taxa de Administração: Um % cobrado sobre o patrimônio do fundo, a qual serve para para cobrir os gastos com a prestação de serviços envolvidas no fundo, como administração, gestão, custódia, etc.. Pense nela como o preço pago pelo serviço de um profissional fazer a gestão do seu dinheiro.

#Taxa de performance: Essa é uma taxa que nem sempre é cobrada, ela vai depender de fundo para fundo. Ela é cobrada por fundos que são vinculados a um indexador (benchmark), ou seja, o fundo busca replicar e ultrapassar a rentabilidade de determinado indicador, dessa forma se a rentabilidade em determinado período do fundo exceder a deste indexador, esta taxa será cobrada apenas sobre a rentabilidade que excedeu ao indexador.

Facebook Comments