Como é possível obter MAIS com MENOS?

Isso só não é possível, como pode ser facilmente obtido através do princípio 80/20!

O enunciado responde por si mesmo: 80% dos resultados são originados de 20% dos esforços. Em outras palavras, a maioria dos resultados são gerados pela minoria dos esforços. As relações entre causas e consequências não são lineares, muito menos equilibradas

Pense um instante.

Seus dias de trabalho possuem sempre a mesma produtividade? Todas as suas ações são igualmente importantes? Todos os dias da sua vida são igualmente responsáveis por quem você é hoje?

Todas as coisas não possuem a mesma importância e não gerarão resultados da mesma relevância. A verdade é que maioria das coisas que fazemos possuem uma falsa importância e apenas poucas são verdadeiramente significantes.

Claro, por mais que a relação gire em torno desses números, eles não são deterministas. Mais do que dizer que exatamente 20% das causas são importantes, entenda que há um desequilíbrio.

Dois terços das conversas usam só 700 palavras e apenas 1,3% dos filmes são responsáveis por 80% da receita da indústria cinematográfica.

Então não interessa se a relação é 80/20, 75/10 ou 80/1, o ponto principal é que raramente ela será linear, ou seja 50/50.

Então, se ela não é linear, por que tomamos muitas de nossas decisões como se fosse?

Essa é uma pergunta que guia toda a reflexão sobre o assunto. Infelizmente, assim como o comportamento humano, ela não é fácil de ser respondida. Capar compreender, é necessário dar um passo para trás e enxergar a importância de cada pensamento, de cada escolha e de cada ação que tomamos.

Isso pois se das as causas possuem pesos diferentes para definir quem somos e quem nos tornaremos, então elas devem ser tratadas como tal. Conferir importância para o que não possui uma consequência relevante é a maneira mais efetiva de permanecer estagnado na vida, ou seja, de não chegar a lugar algum e não ter resultados em nada.

Em “O Princípio 80/20: os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida”, Koch nos ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significativos para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia, e conseguindo muito mais.

Facebook Comments