Finanças

Entenda o que acontece com os títulos do Tesouro Direto quando a taxa SELIC muda

Se você não sabe o que é a Taxa Selic, veja aqui. Caso você já saiba, deve saber que alterações na SELIC impactam diretamente os títulos do Tesouro Direto

Uma pergunta que a maioria dos investidores fazem, principalmente quando presenciamos queda na Taxa SELIC, é se ainda vale apenas investir no Tesouro Direto ou o que vai acontecer com os investimentos que eles possuem no Tesouro Direto.
Para a primeira pergunta, geralmente é sim! Sobre a segunda, deixa eu te explicar:

Tesouro SELIC

Esse título é ajustado diariamente pela Taxa SELIC atual, dessa forma quando a taxa SELIC alterar as rentabilidades desse títulos irão alterar a partir de quando a Taxa SELIC alterar, o passado não muda!

Tesouro Prefixado+

Esse título possui a taxa de rentabilidade definida no momento da compra, ou seja, você já sabe o valor da rentabilidade no momento da compra. Se a taxa SELIC alterar e você permanecer com o título até o vencimento, não mudará em nada. Pense assim, se você adquiriu um Tesouro Prefixado com taxa de 10% ao ano e ficar com ele até o vencimento, você irá ganhar os 10% ao ano independente se a taxa SELIC foi para 2% ou 20%.

“Ah, mas se a SELIC foi para 20% eu vou perder (deixar de ganhar) dinheiro!???”
Sim, mas isso faz parte do jogo!

Tesouro IPCA+

As alterações da taxa SELIC impactam a rentabilidade desse título de forma indireta. Como a SELIC é um instrumento utilizado para regular a inflação, suas alterações vão impactar na inflação realizada. Porém, como a rentabilidade gerada pela inflação no título é apenas nominal, você pode ficar indiferente sobre isso. A sua rentabilidade real será segurada pelo parte prefixada desse título!
Lembre: esse título é composto de uma parte pós-fixada (inflação) e outra pré-fixada. Por exemplo um titulo que pague 4% + inflação. Os 4% são a parte pré-fixada (rentabilidade real) e a inflação é a pós-fixada (rentabilidade nominal)

OBS: Estou considerando que você permanecerá com os investimentos até o vencimento. Caso contrário, essas suposições não são verdadeiras (com exceção para o Tesouro SELIC).

Facebook Comments