Olá,

Segue aqui uma Aula introdutória sobre Mercado Financeiro lecionada à cadeira de “Administração da Carteira de Investimentos” na UFRGS. O vídeo aula é um resumo sobre o Mercado Financeiro e o Ambiente de Investimentos.

Nesta Aula Aprenderemos:

1. Os bens reais criam riqueza. Os ativos financeiros representam reivindicações de partes ou de toda essa riqueza. Os ativos financeiros determinam como a propriedade dos ativos reais é distribuída entre os investidores.

2. Os ativos financeiros podem ser categorizados como renda fixa, patrimônio ou instrumentos derivativos.

3. A concorrência nos mercados financeiros leva a um trade-off de risco e retorno, em que os títulos que oferecem taxas de retorno esperadas mais altas também impõem maiores riscos aos investidores. A presença de risco, no entanto, implica que os retornos reais podem diferir consideravelmente dos retornos esperados no início do período de investimento. A concorrência entre analistas também promove mercados financeiros quase eficientes em termos de informação, o que significa que os preços refletem todas as informações disponíveis sobre o valor dos títulos. As estratégias de investimento passivo podem ter sentido em mercados quase eficientes.

4. Os intermediários financeiros agrupam os fundos dos investidores e os investem. Seus serviços estão em demanda porque os pequenos investidores não conseguem coletar informações, diversificar e monitorar portfólios de maneira eficiente. O intermediário financeiro vende seus próprios títulos aos pequenos investidores. O intermediário investe os fundos assim levantados, usa os recursos para reembolsar os pequenos investidores e os lucros da diferença (o spread).

Entre outras informações.

Referência: Livro Investimentos

Facebook Comments