O que uma cadeira pode te ensinar sobre concentração?

Qual lição um leão pode nos passar sobre foco?

Continua lendo para descobrir.

Há mais de um século, mais especificamente em 1903, Bainbridge, Ohio, nascia Clyde Beatty. Um garoto humilde e que mais tarde descobriria uma lição que pode mudar nossas vidas.

Logo no inicio da sua adolescência, Beatty decidiu sair de casa para se juntar ao circo. Nos anos que se seguiram, rapidamente progrediu de limpador de gaiolas para um animador popular.

Logo ficou famoso por domar animais selvagens e ferozes. Chegou um momento em que o ato de Beatty começou a incluir um segmento onde ele trazia leões, tigres, pumas e hienas para o anel do circo de uma só vez e domesticava todo o grupo.

Surpreendente. Mas aqui está a façanha mais impressionante de todas:

Em uma época em que a maioria dos domadores de leões morria no ringue, Beatty viveu até seus 60s. No final, foi o câncer que tirou a sua vida, não um leão.

Nos perguntamos como ele conseguiu tal fato? Como sobreviveu por todo esse tempo?

Tudo isso graças a uma simples ideia.

Clyde Beatty foi um dos primeiros domadores de leões a levar consigo uma cadeira para os seus atos no circo.

Bem, aqui está o que aconteceu:

Possuímos a imagem clássica de um domador de leões segurando um chicote e uma cadeira. O interessante é que o chicote recebe toda a atenção, mas ele é principalmente para o espetáculo em si. Na realidade, é a cadeira que faz o trabalho importante.

Quando um domador segura uma cadeira em frente ao rosto do leão, o leão tenta se concentrar nas quatro pernas da cadeira ao mesmo tempo. Com o foco dividido, o leão fica confuso e não tem certeza sobre o que fazer a seguir. O leão então confrontado com tantas opções, escolhe permanecer imóvel e esperar em vez de atacar o homem segurando a cadeira.

Evite o destino do leão

Com que frequência você se encontra na mesma posição que a do leão?

Com que frequência você tem algo que deseja alcançar mas que acaba ficando confundido com tantas opções na sua frente e nunca faz progresso?

Isto para qualquer área da sua vida.

Constantemente estamos lá, contemplando a cadeira em nossa frente, debatendo silenciosamente sobre qual perna é a mais importante.

O resultado final de tudo isso é apenas um: Todos nós sentimos que não conseguimos nos concentrar ou que estamos focados nas coisas erradas.

Isso faz com que menos ações/escolhas sejam tomadas, gerando menos progressos e fazendo com que permaneçamos iguais, enquanto poderíamos nos tornar uma versão melhor de nós mesmos.

Nossa realidade não precisa ser assim.

Se você, assim como eu, também acredita que deve mudar isso.

Veja como:

Como se focar e se concentrar

O seu foco é a sua realidade.”

– Yoda

Sempre quando você se deparar com o mundo colocando uma cadeira em frente ao seu rosto, lembre-se apenas disso:

Tudo que você precisa fazer é comprometer-se a uma única coisa.

No inicio, você não precisa ter sucesso. Você só precisa começar. Começar antes de se sentir pronto é um dos hábitos das pessoas bem-sucedidas. Não espere estar 100% pronto para iniciar, ou se não você nunca irá.

Na maioria das vezes, a capacidade de iniciar e se comprometer com uma tarefa é a única coisa que você precisa para se concentrar melhor.

É incrivelmente chocante como a maioria das pessoas não tem problemas com o foco em si. Elas têm problemas para decidir.

Você já teve uma tarefa que você absolutamente teve que fazer? O que aconteceu? Você realizou ela, não?

Muito provavelmente você procrastinou no inicio, mas no final acabou realizando ela.

Em outras palavras: fazer progresso na sua saúde, no seu trabalho e na sua vida de forma geral, não é sobre aprender a ter foco e se concentrar melhor, é aprender a escolher e se comprometer com uma tarefa específica.

Você tem a capacidade de se concentrar, você só precisa escolher sobre o que dirigir sua atenção. Em vez de agir como o leão e dividir sua atenção entre as quatro pernas da cadeira, tome uma decisão e escolha onde colocar a sua concentração.

Parafraseando Steve Jobs:

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

Cada um de nós possui a capacidade de focar e de se concentrar. A diferença é que cada um decide o que é mais importante para si, e aloca a sua atenção nisso. Para realizarmos algo, precisamos nos decidir em comprometer a nossa atenção naquilo.

Foco necessita de uma decisão, e essa escolha depende de você.

Se você tem algo que deseja realizar, alguém que deseja se tornar, algo a alcançar… Então tome uma decisão!

Se você tem bem claro em sua mente sobre onde você quer ir, o resto do mundo agirá de duas formas:

ou irá ajudá-lo a chegar lá;

ou irá sair do seus caminho.

Ambos são úteis.

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém a capacidade de fazer qualquer coisa.”

– Mahatma Gandhi

Você não precisa fazer tudo de uma só vez, mas há algo que você precisa fazer agora. Algo que está te chamando, algo importante para você, algo que você está destinado a fazer.

Não sei o que é, mas você sabe.

Retire a cadeira para fora do seu caminho e escolha!

Facebook Comments