Conhecimento

Como Estudar de Forma Mais Efetiva: 7 Dicas Infalíveis!

Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”

– Benjamin Franklin

O estudo muitas vezes pode ser algo cansativo ou mesmo frustrante. A falta de resultados e tempo perdido são os principais fatores que destroem a motivação de muitos em busca da construção do conhecimento.
Se você já compartilhou dessa sensação em algum momento se quer da sua vida, com certeza as seguintes dicas serão te extrema ajuda!

Afim de ajudar você que tanto quer mudar a sua relançar com o aprendizado, construí uma lista com dicas matadoras para melhorar a concentração de qualquer pessoa.
Estas dicas são perfeitas para qualquer estudante em busca de grandes resultados, não apenas em provas mas também para qualquer momento de aprendizado.

1 – Estude quando você está mais disposto

Busque estudar segundo o seu próprio relógio biológico. Você possui mais disposição pela manhã ou pela noite? Isso é muito importante para que você consiga ser mais produtivo durante o seu estudo, evitando perder tempo que poderia ser utilizado para outras coisas (como atividades de lazer, por exemplo.).
Planeje para realizar as suas tarefas mais difíceis e que requerem mais de você naqueles horários em que você está com mais energias, principalmente mentais, e deixe as atividades mais fácies para os outros horários do seu dia.
É muito importante conhecer e respeitar sua capacidade de concentração, pois ela varia de hora em hora e de dia em dia.

2 – Não fique muito confortável na sua cadeira

Escolha um local de estudo confortável mas não tanto! Uma cadeira, nesse exemplo, que lhe de um bom suporte para as costas mas que não seja tão confortável ao ponto de você poder dormir no local. Como um atleta durante sua performance, seu corpo deve estar relaxado para que suas energias irem para onde importa – seu cérebro.

3 – Limpe sua mesa de tudo de que você não precisa

Tenha tudo o que você precisa na sua mesa, apenas o que você precisa. Coloque de lado tudo que não é necessário para o seu estudo, isso inclui celular, computador, tablets…
Uma ótima sugestão é deixar seu celular no silencioso para evitar que notificações atrapalhem sua concentração. Ficar vendo lembretes, entre outros, pode aumentar sua ansiedade e distrair você.
Com isso você conseguirá com mais facilidade focar no estudo, para que assim você realmente estude no momento que você definiu para isso.

4 – Faça intervalos frequentes

É muito importante fazer intervalos durante os períodos de estudo antes que você fique cansado e perca a sua concentração. Intervalos regulares, pelo menos um por hora, ajudam a sustentar sua concentração e repor as suas energias.
Intervalos também podem ser utilizados como recompensas por determinado período de estudo, ajudando na formação do hábito!
Se seu trabalho não está indo muito bem e você está tendo dificuldades para estudar, você talvez precise de intervalos maiores e/ou mais frequentes.

5 – Se alongue durante os intervalos

Quando você senta por longos períodos, a gravidade leva seu sangue para as partes inferiores do seu corpo. Quanto fizer um intervalo, respire fundo e se mexa um pouco, isso irá oxigenar o seu cérebro. Tente caminhar um pouco e fazer alguns alongamentos por alguns minutos, isso ajudará aliviar tensões no seu corpo e melhorará sua circulação.

6 – Tome água e cuide da sua alimentação

Se mantenha hidratado, beba muita água. Café pode ajudar (o meu caso), mas muitas pessoas sofrem com o excesso, então cuidado.Preste atenção na sua alimentação para conseguir ter energia suficiente.

7 – Forme o hábito do estudo

Para conseguir manter resultados de longo prazo e conseguir estudar sem esforço, de forma natural, é inevitável se habituar ao estudo.

Facebook Comments