Desenvolvimento Pessoal/Produtividade

24 Simples Hábitos Diários que irão Libertar Muitas Horas na sua Rotina!

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

– Pitágoras

O tempo é o único elemento no mundo que é irrecuperável quando está perdido. Perca dinheiro e você pode conseguir mais. Perca um emprego e você pode encontrar outro.
Qual seria a sua reação se eu te contasse que até oitenta por cento do seu tempo pode ser usado de uma forma muito melhor? Pois é… Isso é verdade!

Conseguir fazer um bom uso do seu tempo nem sempre é fácil. Há escolhas difíceis de fazer, e às vezes significa ter que eliminar algumas coisas que você gosta para poder abrir espaço para outras importantes que podem ajudá-lo a trabalhar melhor, mais rápido e de forma mais inteligente.

Stephen R. Covey disse em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”:

A capacidade de subordinar um impulso a um valor é a essência da pessoa pró-ativa.”

Comece seu dia com um propósito e o resto do dia será incrível.

Aqui estão os hábitos:

1 – Tenha um planejamento. Nunca se sente à sua mesa de manhã sem um plano para o que você vai fazer pelo menos na primeira metade do seu dia.

2- Planeje hoje o amanhã. Gaste tempo planejando na noite anterior. Para cada minuto planejado, você economiza minutos em execução. Quando tudo o que você faz é executar e você nunca se afasta do seu trabalho para planejar, é difícil trabalhar de forma mais inteligente.

George Harrison cantou uma vez:

Se você não sabe para onde você está indo, qualquer estrada irá levá-lo lá”

3 – Retire tudo da sua cabeça. Sua memória é uma m****, mesmo que você seja um gênio. Escreva coisas que vicie pensa, suas tarefas e atividades. Uma coisa é certa, você vai esquecer do que pensou!

4 – Aproveite ao máximo seus horários de pico. Tentamos espremer tantas horas em um dia de trabalho, ser “produtivo”, mas no final, tudo depende menos do tempo e mais sobre seu foco, motivação e energia.

5 – Give a break. Separe o seu dia em períodos  precisamente cronometradas, e você se encontrará mais focado e energizado durante todo o dia. Faça pelo meno uma pausa após cada 90 minutos de intenso trabalho focado, ou intervalos conforme você achar que se ajustam mais a sua rotina.

6 – Liste as três tarefas mais importantes. Comece com a primeira coisa mais importante pela manhã.

As coisas que mais importam nunca devem estar à mercê das coisas que menos importam”

– Goethe.

7- Determine horários para verificar seu e-mail. O email pode obrigar você a ser reativo em vez de proativo, estruturando seu dia de acordo com as necessidades dos outros. Assuma o controle do seu tempo.

8 – Se você pode fazer algo em dois minutos (ou menos), faça-o imediatamente. Planejar para mais tarde, lembrar e fazer no futuro levará mais tempo do que o necessário.

9 – Programe menos tempo para tarefas importantes. Isso parece contra-intuitivo, mas não é na prática. Quando você limita quanto tempo você se entrega para trabalhar em tarefas importantes, você se força a gastar mais energia em menos tempo para que você possa fazer as tarefas mais rápido.

10 – Programe o tempo para apenas uma coisa de cada vez. Faça uma coisa bem e avance para a próxima.

11 – Aprenda a delegar. Olhe todas as tarefas que você completa todos os dias e decida em qual você não deveria estar trabalhando.

12 – Proteja seu “tempo de pico”. Descubra quando você normalmente está mais alerta e com mais energias. Em seguida, planeje-se para que você possa fazer a suas atividades mais importante nele.

13 – Desligue suas notificações. É terrivelmente difícil entrar no seu “fluxo de trabalho” e ser produtivo quando o telefone está zumbindo a cada poucos minutos. Você não precisa desse tipo de distração.

14 – Programe o tempo para as notícias. Verificar notícias constantemente é uma enorme perda de tempo. Programe uma hora em algum momento do dia para verificar elas.

15 – Silencie o seu perfeccionista interior. Faça o melhor que pode fazer em um período razoável de tempo e depois pare. Não gaste todo seu tempo aperfeiçoando uma única tarefa.

16 – Aproveite ao máximo o tempo de espera. Encontre coisas para fazer quando estiver esperando em uma fila, pegando um trem ou quando estiver esperando para uma reunião.

17 – Utilize a regra 80/20 em tudo o que você faz. Isso significa gastar 80% do seu tempo no trabalho que é realmente importante e apenas 20% nas coisas menores. De acordo com o princípio de Pareto, 20% do que você faz cria 80% de seus resultados, então você deve concentrar a maioria dos seus esforços nesses 20% (em vez dos 80% menos impactantes).

18 – Tenha em mente o quanto você gasta seu tempo. Constantemente verifique e reflita sobre como você gasta seu tempo, energia e atenção ao longo do dia. Ajuste e faça mudanças quando necessário.

19 – Comece uma lista de tarefas concluída. O progresso é a motivação final que você precisa para continuar trabalhando com inteligência e superando dificuldades.

20 – Defina prazos difíceis, mas realizáveis. Para cada um de seus itens de lista de tarefas, defina um prazo desafiador. Essa responsabilidade estimula a sua produtividade e foco.

21 – Passe o tempo longe das suas atividades para relaxar. Levante-se a cada 45 minutos e mova-se. Não gaste mais de 90 minutos em uma tarefa sem interrupção. Quando você faz uma pausa, você realmente precisa fazer uma pausa.

22 – Faça algo que não esteja relacionado com o trabalho. Ir caminhar. Ouça música. Fale com as pessoas e descubra coisas sobre elas que não estão relacionadas ao trabalho.

23 – Ouça informações. Se você é um fã de áudio books ou podcasts, consuma seu áudio enquanto faz atividades que não requerem muita concentração.

24 – Planeje o inesperado. Todos os seus planos mais bem planejados, por vezes, não são suficientes e pode acontecer algo que desviará toda a programação do dia. Em vez de se assustar, adapte-se para tirar o máximo do seu dia útil.

Se você quer ser bom em algo, faça todos os dias. Sem exceções. Você pode usar seu tempo efetivamente e produtividade se você for consistente.

Tenha o melhor dia sempre!

Facebook Comments